segunda-feira, 27 de abril de 2009

ODETE

Realizador: João Pedro Rodrigues
Ano:2005
País: Portugal
Duração:97 min
Odete (Ana Cristina de Oliveira) trabalha como patinadora num hipermercado. Sonha ter um filho. Quando insiste com o namorado em engravidar, ele abandona-a.Pedro (João Carreira) e Rui (Nuno Gil) namoram há um ano. Na noite em que comemoram o seu primeiro aniversário, Pedro morre num brutal acidente de viação.Num estranho impulso, Odete vai transferir a dor do abandono do namorado para o corpo de Pedro que era seu vizinho, mas que ela mal conhecia. Veste-se de preto e aparece de surpresa no funeral de Pedro, dizendo que está grávida dele.Nas semanas seguintes, enquanto a sua barriga cresce, visita diariamente a campa de Pedro. Acaba por encontrar Rui, que continua sozinho, sem conseguir esquecer Pedro.Talvez Odete e Rui possam encontrar a felicidade na sua profunda tristeza mútua.Talvez o fantasma de Pedro lhes vá mostrar o caminho…

quarta-feira, 22 de abril de 2009

ANOTHER GAY MOVIE

Realizador: Todd Stephens
Ano:2006
País: EUA
Duração:92 min

O filme apresenta-nos a história de quatro amigos gays, todos recém-formados da escola secundária. Andy (Michael Carbonaro) é geeky e demente sexual, Jarod (Jonathan Chase) é bonito mas inseguro, Griff (Mitch Morris) é estudioso e conservador, e Nico (Jonah Blechman) é extravagante e efeminado. Os quatro decidem fazer uma aposta, ao estilo de American Pie, de ter sexo antes do final do verão. Cada um segue caminhos diferentes para o conseguir, mas todos eles trágicos e cómicos. Nico tenta um encontro online, Andy persegue a sua longa fantasia, o professor de matemática (Graham Norton), Jarod procura o colega Jocks, arremessador da equiba de basebol adversária (James Getzlaff) e Griff tenta a atenção de um stripper masculino. O humor aparece na forma como todos são desajeitados nas suas conquistas e o quão ingénuos são. Cada engate corre horrivelmente, até que estes começam a mudar as suas ideias em relação ao sexo.


quarta-feira, 15 de abril de 2009

SHORTBUS

Realizador: John Cameron Mitchell
Ano:2006
País: EUA
Duração:101 min


"Shortbus” de John Cameron Mitchell explora as vidas de diversos personagens emocionalmente desafiados enquanto navegam por cómicas e trágicas intersecções entre o amor e o sexo em torno de um salão subterrâneo dos tempos modernos. Uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo, uma dominadora incapaz de se relacionar, um casal homossexual na indecisão de expandir o seu relacionamento, e as pessoas que constantemente entram e saem das suas vidas, tudo se converge numa reunião semanal de nome Shortbus, uma louca combinação entre arte, música, política e luxúria sexual. Situado numa Nova Iorque pós-11 de Setembro, “Shortbus” conta as suas histórias com franqueza sexual, sugerindo novas maneiras de reconciliar as questões da mente, prazeres da carne e imperativos do coração.
.
S
DOWNLOAD
(instruções no forum)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

QUERELLE

Realizador:Rainer Werner Fassbinder
Ano:1982
País:Alemanha/FR
Duração:108 min


Alguns afirmam que Fassbinder estava para além do ponto de devassidão quando trabalhou o romance existencial e homo-erótico, escrito em 1953, por Jean Genet, versando paixão e assassínio. É inegável que ao resultado final falta a coesão das melhores obras do realizador, mas o filme revela um artista que se aventura perigosamente por novas fronteiras. Brad Davis (que morreu de SIDA em 1992) é Querelle, um marinheiro amoral e sexualmente impudente que pavoneia a sua sensualidade para a admiração e desfalecimento de todos. Querelle, traficante de drogas, mata um marinheiro e refugia-se num sórdido brodel à beira-mar onde começa por descobrir a sua faceta homossexual. Franco Nero é o seu comandante que sucumbe à gabarolice masculina de Querelle e Jeanne Moreau é a cantora que também o deseja. Um conto de violência, paixão e intensa submissão sexual. Com cenários estilizados e propositadamente artificiais do porto de Brest, rematados por torres em forma de pénis no pontão e outros símbolos exageradamente fálicos, este é o último e, estranhamente, o filme mais gay de Fassbinder.

DEATH IN VENICE

Realizador:Luchino Visconti
Ano:1971
País:IT/FR
Duração:130 min

Morte em Veneza, filme e livro altamente consagrado e recomendado. Adaptação do romance de Thomas Mann, prémio nobel da literatura, com o rigor artístico peculiar do famoso Visconti. O personagem central é o compositor Gustave Aschenbach, que viaja para Veneza à procura de descanso no meio de uma crise existencial. Mas não encontra a paz que procurava, pois logo se apaixona por um belo adolescente, Tadzio. A beleza do rapaz ao mesmo tempo atrai e oprime o compositor. Esse fascínio pelo belo, a busca do sublime e do perfeito contrapõe-se à epidemia que ataca a cidade, à pobreza que o cerca, a tudo o que se afasta dos ideais estéticos. Tudo faz com que o compositor se sinta mais incompatível com o mundo, acentuando sua crise.
.

domingo, 12 de abril de 2009

MILK

Realizador: Gus Van Sant
Ano: 2008
País: EUA
Duração: 128 min

Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com o seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk procura igualdade de direitos e de oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.
.
(instruções no forum)

sábado, 11 de abril de 2009

O FANTASMA

Realizador: João Pedro Rodrigues
Ano:200o
País:Portugal
Duração:90 min

.
Sendo o cinema gay português bastante valorizado pela crítica, seria obrigatória a publicação no blog de um dos impulsores de tal conhecimento mundial, actualmente em exibição em Nova Iorque.
Sérgio trabalha na recolha de lixo da cidade de Lisboa. Vive no quarto de uma pensão. A sua rotina afectiva é preenchida por certas aventuras íntimas, uma deriva primária, animalesca, com mulheres, com outros homens e pela amizade recíproca com o Lord, um cão de guarda de um depósito de lixo. Uma colega de trabalho, o capitão de uma equipe de futebol e um polícia que o espreita são as pessoas com quem mais se relaciona.
Certa noite trava conhecimento com um jovem pelo qual se sente atraído. Obcecado, tenta conquistá-lo mas vê-se frustrado nos seus propósitos. Veste-se de látex e o seu procedimento torna-se ainda mais irracional, numa deriva inconsequente motivada por obsessões fetichistas.
.
s
DOWNLOAD(instruções no forum)